Publicado em Deixe um comentário

Como proteger o cachorro no frio

Muitos donos de cães tem o equívoco de que, como seus cães têm pelo, eles podem tolerar o frio melhor do que os humanos. Mas esse não é necessariamente o caso. Como nós, os animais estão acostumados a uma temperatura ambiente e o frio pode ser tão difícil para eles quanto é para a gente. Seja qual for o seu ponto de vista sobre o inverno, uma coisa permanece certa: é um momento em que nossos amados animais de estimação precisam de cuidados extras. 

Se está muito frio para você ficar na porta sem seu casaco, provavelmente está muito frio para o seu cão também, então preste atenção ao comportamento dele enquanto ele está ao ar livre.  

Se você notar seu cachorro choramingando, tremendo ou parecendo ansioso, ou se ele parar de brincar e parecer estar procurando lugares para se enterrar, pode ser a hora de colocar um casaco nele. 

Veja a seguir 8 dicas para proteger seu cão em dias de frio. 

Como proteger o cachorro no frio?

1- Hidratação 

Os cães podem desidratar tão rapidamente no inverno quanto no verão. Se o seu cão passa o tempo ao ar livre em seu quintal, certifique-se de que ele tenha acesso a uma tigela de água. 

2- Aqueça a cama do cachorro 

Tanto nas casinhas, quanto caminhas e almofadas – que ficam dentro de casa –, podem ser colocados cobertores, paninhos e edredons, assim, o cão terá o auxílio deles para se esquentar e poderá descansar tranquilamente 

3 – Faça caminhadas no final de manhã, início da tarde. 

Se o seu cão sentir frio, tente passear com ele no final da manhã ou no início da tarde, quando as temperaturas estão um pouco mais altas, e evite caminhadas de manhã cedo ou no final da tarde. Passe algum tempo brincando ao ar livre enquanto está ensolarado; A luz do sol traz o benefício adicional de fornecer vitamina D. a você e ao seu animal de estimação. Brinque de buscar com brinquedos, não com gravetos, que podem causar asfixia e outros ferimentos 

4 – Adapte à alimentação 

Se você achar que seu cão é menos ativo nos meses de inverno, certifique-se de ajustar a quantidade de comida que você dá a eles para evitar ganho de peso. 

Relacionado: O que dar ao cachorro no frio?

5- Brinque dentro de casa 

Alguns cães podem relutar em se aventurar no frio. Se for este o caso, não os force a sair, mas certifique-se de que fornece muitos brinquedos para eles brincarem e mantê-los ocupados dentro de casa. 

6 – Leve em consideração a idade  

No que diz respeito ao clima, a idade é mais do que um número. Como os humanos, os cães muito jovens e muito velhos têm dificuldade em regular a temperatura corporal, então eles têm reações mais extremas às mudanças no clima. Mantenha os mais velhos e os filhotes dentro de casa tanto quanto possível. 

7 – Cuidado com as patas é uma obrigação 

Assim como tendemos a desenvolver rachaduras nos pés no frio, os cães também podem sofrer com as patas rachadas. Caso o seu cão mostra sinais de desconforto ao caminhar ao ar livre, considere o uso de botas de cachorro para proteger as patas. 

Veja também: Receitas caseiras para cachorro

8- De um intervalo maior ao banho no frio

O banho precisa  ser dado com intervalo longos de tempo para não causar infecções ou outras doenças de pele. 

Os cuidados com o cachorro no inverno evitam doenças e desconfortos e preservam a qualidade de vida do seu filho de quatro patas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse artigo

TAGS

cachorro e frio cuidados ao cão
Open chat
Precisa de ajuda?